sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Direito de resposta

Não é por acaso que tenho a redacção do publico como a melhor de Portugal...
Segue se o mail, na integra, da mensagem por mim recebida como resposta à minha feroz critica:

"Boa tarde,

Antes de mais, gostaria de agradecer a sua observação e o seu reparo, na medida em que provam que os leitores do PÚBLICO se regem pelos mesmos valores do jornal: o rigor e a exigência. Independentemente da observância desses valores, não estamos imunes ao erro. Erro que, como aponta (e bem), deve ser corrigido em tempo útil. Não o foi em devido tempo, razão pela qual lhe apresentamos as nossas desculpas.


Quanto aos temas em apreço, cumpre esclarecê-los.

No caso do Dakar, no momento em que a página foi fechada, a informação que tínhamos disponível era a da gravidade do estado da vítima. Ainda não havia confirmação da sua morte, que chegaria mais ao final da noite. Na edição online, acrescentámos essa informação logo que possível (cerca das 00h00) e, na edição em papel do dia 4, completámos o texto do dia sobre o Dakar com o dado da 55.ª vítima mortal da história da prova.


No que diz respeito ao jogo do Atlético de Madrid, ao contrário do que insinua, o critério não é o da “adivinhação”. De facto, o resultado 1-1, que se verificou até ao tempo de compensação, foi introduzido na página como forma de adiantar a elaboração da classificação em apreço, mas a devida correcção (o 2-1 final) foi feita logo após o apito final. Acontece que, por uma falha de comunicação, a versão da página que chegou à gráfica não contemplava ainda a actualização do resultado. Ou seja, a página que acabou por chegar às bancas não foi a versão final da página editada (segue em anexo a cópia possível – a nitidez é pouca, mas penso que se consegue ler o resultado - da versão que deveria ter sido publicada, ainda com o cabeçalho da data por preencher).


É evidente que esta explicação não minimiza nem apaga o lapso, mas espero que sirva pelo menos para contrariar essa suspeita infundada de “desprezo” pelos leitores.


Os melhores cumprimentos

Nuno Sousa

Editor de Desporto"

A imagem em anexo segue de seguida:

2 comentários:

  1. Afinal não ignoraram o mail que lhes foi enviado.Menos mal.

    ResponderEliminar
  2. Você toma a direcção do jornal como o quê?... O clube de fãs de futebol qualquer?

    Provavelmente, não deve saber como funciona uma redacção de um jornal, está visto. E, deixe-me dizer-lhe, "errar é humano", os jornalistas não são nenhuns "robots" como desejaria que fossem.

    Pensa que é fácil actualizar todas as notícias em tempo real? Não é, meu caro, são muitas as notícias e a exigência é elevada, ainda para mais no Público... Um dos melhores do nosso país. A pressão diária numa redacção é bastante elevada, logo é normal que erros desses aconteçam.

    Se quer ler jornais de desporto, leia um Record ou um Jogo.

    ResponderEliminar

Esteja à vontade!