quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Guitarra clássica

Não sei se me caberá a mim esta manifestação por um grande guitarrista cássico e mais alguns, pois sou um músico amador e interessei-me apenas por conhecer a história e as composições de artistas que, se não vos chegaram já ao conhecimento, acho que vos devem chegar, assim como algumas composições.

Falo primeiro, e faço as honras em vos anunciar, de Agustín Barrios, guitarrista paraguaio e compositor. Na minha opinião, o maior de todos os tempos que pude conhecer.


Agustín Pio Barrios, 1885-1944.

Das suas obras, destaco, dos três movimentos de "La catedral", o I e III movimento.


Agustín Barrios, La Catedral - Movimento III.


Agustín Barrios, La Catedral - Movimento I (Prelúdio "Saudade").

Contudo, a composição que mais - e vou escolher esta palavra - me emociona (porque é verdadeiramente emocionante se ouvirem com atenção) deste artista é mesmo um Prelúdio, em C menor.



Agustín Barrios, Prelúdio em C menor.

Conta a história que um mês antes de morrer, Agustín Barrios, e um seu aluno, terá ouvido uma mulher idosa bater-lhe à porta e dizer "Una lismona por el amor de Dios" e que se terá inspirado no bater da porta e no sofrimento da mulher. A composição ficou com o nome de El Ultimo Tremolo, a sua última grande obra, e ficou conhecida por "Una lismona por el amor de Dios" pelo testemunho do seu aluno.



Agustín Barrios, El Ultimo Tremolo ("Una Limosnita por el Amor de Dios").


Francisco Tárrega, um grande entre os grandes, espanhol virtuoso e entusiasta, chegou a arrancar, literalmente, as unhas para tocar mais rápido.


Francisco Tárrega, 1852-1909.


Começo por anunciar Recuerdos de la Alhambra.



Francisco Tárrega - Recuerdos de la Alhambra.

Falta anunciar Gran Vals (Grande Valsa), um trecho foi incluido como toque padrão da empresa de telemóveis Nokia, Adelita e, finalmente, Lagrima, uma composição que aprecio.


Francisco Tárrega - Lagrima.

Por último, deixo-vos com uma composição GRANDE e muito conhecida por todo o mundo, de Isaac Albéniz.
Apesar de ser pianista (e compositor), conheci a sua música através da guitarra, porém disponho também também a versão original para piano.


Isaac Albéniz - Asturias (versão em guitarra clássica).



Isaac Albéniz - Asturias (piano).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade!