terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tragédia no Haiti

Cenário paradisíaco...


...ou miséria extrema? Haiti, uma manta de retalhos, um país de contrastes...


Da catástrofe natural que o pequeno Haiti viveu, muito já foi dito...
Começando por se referir o sismo que lhe deu origem, epicentro perto da capital, destruiu este país, enviando depois ecos para todo o planeta com o mote "sejam solidários".
Confesso que não enviei qualquer remessa (pelo simples facto de ainda não pagar contas) mas é algo que não me importaria de o fazer, tal é o estado de desgraça daquele pequeno país.

Mas sobre o natural já tudo foi dito, neste momento falarei sobre o social, e sobre as minhas extremistas em relação a determinadas atitudes que têm vindo a acontecer e a ser noticiadas pela imprensa(escrita e falada).

Palavras como "saque", "roubo", "pilhagens", "incêndios","destruição" sempre fizeram fazer parte do vocabulário do povo local, mas neste momento fazem parte da realidade. Centenas de gangues foram criados, exibindo na rua catanas e espingardas, procurando roubar o mais que conseguirem.

Numa altura em que o país precisa de união("a união faz a força") muitos decidem enfraquecer a pouca força que ainda resta..criando um clima de medo e insustentável politica de medo. Quem vive nestas circunstancias? Ninguém, unicamente se sobrevive.

Tem chegado ajuda, dos mais diversos pontos do Globo, e mesmo essa tem sido alvo de boicotes e pilhagens por parte de pessoas pouco dadas à partilha...

Fosse eu nomeado como autoridade policial e trataria de pôr em prática o temerário código de Hamurabi. Salvo certas passagens ("Se uma casa mal-construída causa a morte de um filho do dono da casa, então o filho do construtor será condenado à morte (Secção 230)"), quem é apanhado a roubar uma vez será alvo de um aviso, próxima vez ficará sem mão. Ao segundo roubo, a segunda mão deixará de existir. Medidas extremas para atitudes bárbaras.

Medidas radicais para atitudes condenáveis num cenário dantesco e impraticável, apenas desenhado pelo mão de Todo Poderoso...Ninguém merece tamanha tragédia...

Continuem a lutar, porque todo o planeta está com vocês!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade!