quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gake no ue no Ponyo


Um triunfo da animação. Uma pérola contemporânea. Admire a!



Este título pode não dizer nada a muita gente, mas o nome Hayao Miyazaki necessariamente tem de criar luzes...

Consagrado realizador japonês, é autor de êxitos mundialmente reconhecidos tais como "A princesa Mononoke", "A Viagem de Chihiro" ou "Castelo Andante". Filmes de animação tidos como obrigatórios pelos especialistas na matéria.

Para não fugir à regra, este ano decidiu brindar nos com um dos melhores filmes animados de todos os tempos(!). São filmes como este que nos deixam com um "amargo de mente", pelo simples facto de ter estado nas mais importantes salas de cinema, e nos ter passado ao lado...

O filme tem como titulo inglês "Ponyo on the cliff by the Sea", e em português chegou nos com a tradução "Ponyo à beira mar". O filme é simplesmente belo...Recorrendo ao velho método imortalizado pela Disney (e nos ultimos anos pelos estúdios Ghibli, no Japão), da animação em duas dimensões, recorrendo à velha fórmula do desenho animado desenhado e com movimento devido ao conjunto de desenhos sobrepostos, torna este filme uma obra prima, e um must see!

A historia gira em torno de 3 personagens, um menino, que se aproximou do mar e recolheu um "goldfish". Este goldfish, depois de libertado de uma garrafa pelo menino(que a recolheu do mar) lambe uma ferida(a qual tinha surgido depois de o jovem ter quebrado a garrafa), e a partir daí começa verdadeiramente a magia de Miyazaki.

Porque afinal o golfish tem poderes mágicos. Este "peixe", que volta ao mar porque o pai a foi resgatar do menino, foge deste, transformando se numa menina. Com esta tomada de decisão da menina, surge uma verdadeira inundação por toda a cidade(que acaba por ficar submersa) recordando o tempo devonico, em que as aguas povoavam a superfície do nosso planeta.

O fim do filme traz a surpresa e o arrepio...A menina só se transformará em menina se o menino gostar dela pelo que ela é, um golfish sem poderes mágicos, caso contrário regressará ao mar sem qualquer poder...Adivinhe o que acontece....O amor é verdadeiro e o peixinho transforma se numa bela e muito querida rapariga!

Um triunfo da animação japonesa em tempos de animação digital e de reinado Pixar.
Nota final 4/5 num dos melhores filmes do ano.

Na opinião da equipa do blog, surge como o primeiro candidato sério a oscar de melhor filme de animação!

1 comentário:

Esteja à vontade!