sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Grupo B, Argentina e os outros...

Grupo B:

Argentina
Coreia do Sul
Nigéria
Grécia


Não é, de modo algum, o grupo da morte(outros há que são mais assustadores), mas um grupo com o ex campeão Europeu(Grécia), o país africano que conta com mais presenças em mundiais(Nigéria), a bi-campeã Olímpica e duas vezes campeã mundial(Argentina) e uma clássica dos tempos recentes com um "suspeito" 4ºlugar no mundial de 2002 numa edição por eles realizada(Coreia do Sul) será com certeza um grupo apertado.

Poderíamos pensar que nada têm em comum, mas mais enganados não poderíamos estar...

Em comum tiveram uma complicada classificação, excluindo a Coreia do Sul, todas as outras equipas sofreram(e muito!) para estarem no Mundial. A campioníssima Argentina teve de ir decidir à negra, no ultimo jogo contra o Uruguai, o lugar de classificação directa no mundial. A Grécia num playoff.A Nigéria, inacreditavelmente, precisou de terceiros para estar presente!!!
A selecção treinada pelo português Humberto Coelho[Tunísia] não foi além de uma derrota no ultimo jogo de classificação contra Moçambique e com isso veio a consequente eliminação e classificação da Nigéria.
A Grécia foi obrigado a ir discutir um playoff de classificação contra a Ucrânia(depois de um decepcionante segundo lugar num grupo onde a surpresa foi a selecção Suíça). Tranquila no jogo contra a Ucrânia, empatou a zero e venceu no segundo jogo por uma bola.
Coreia do Sul esteve bem mais livre de sobre saltos... Excluindo o grande derby das coreias(verdadeiramente assustador, jogado com uma anormal quantidade de polícia nas bancadas) em que venceu em casa e empatou fora, esteve sempre em primeiro na ronda de classificação. Foge portanto a este registo de deixar para a ultima o apuramento...


Mas estando presentes, a historia é outra. Só de imaginar, ficaríamos com dores de cabeça, jogadores como Messi(recentemente coroado Bola de Ouro pela publicação francesa France Football), Tevez, Sergio Aguero, Aimar, Cambiasso, Gago, Higuain, Demichelis, Zanetti, Burdisso,Veron, Battaglia, Milito(Gabriel e Diego), Insua, Mascherano, Samuel, Heinze, Coloccini, Di Maria, Banega, Maxi Rodriguez....é assustador pensar que estes jogadores ficariam em casa como nós, a assistir aos jogos...Mas não! estarão lá, e acredito eu, a impressionar.
Quem se esquece dos jogos de estreia de Maradona como treinador? recordam se do 2-0 no Stade de France? Vitoria memorável e, acredito, não será única no palmarés do polémico treinador.

Lionel Messi, simplesmente o melhor do mundo



Falando das super-águias, temos obrigatoriamente de falar de Shaibu Amodu(seu treinador).
Nigeriano, trouxe novamente a paixão de outros tempos a estes jogadores. Futebol caracterizado pela corrida e pouca "táctica", voltamos a ter a alegria que nos foi proporcionada nos jogos olímpicos de Atlanta 96, quando foram campeões. Jogadores como Yobo(o central do Everton, com uma qualidade muito acima da média) ou Taiwo(central do Marselha) são a base defensiva desta selecção, que nitidamente tem no ataque o seu forte(Yakubu, Odemwingie, Martins e o veteranissimo Kanu). Atenção a esta equipa, que pode ser a surpresa do grupo(e quem sabe, a selecção Africana do torneio).
Como se costuma dizer, quem sofre uma vez, sofre duas ou três, mas a Nigéria já sofreu essas "duas ou três" vezes..Veremos se não teremos a surpresa de um France98 com uma eliminação como tivemos com a equipa espanhola a sair pela porta pequena...


Yobo, o capitão da selecção

A selecção da Coreia será, na minha opinião, a mais fraca neste grupo. Tremendamente dependente do seu Ji-Sun "3 pulmões" Park, terá mais um mundial para mostrar o que mostrou em 2002 e durante anos no PSV(na altura treinado por Hiddink nas duas equipas), bom futebol, muito trabalho e elevado grau de empenho. Veremos como se portarão os seus colegas.
Jogadores como Lee,32, ex PSV e Tottenham, veterano jogador no seu ultimo mundial, joga actualmente na Arábia Saudita, Seol, 30, actualmente no Fulham, talvez o mais conhecido a seguir a Park. Atenção também a Lee Woon-Jae, o guarda redes que é a alma desta equipa.
A geração de 2002 vai desaparecer, e os jogadores terão aqui a sua ultima hipótese(na condição de bloco Hiddink) de mostrar que o mundial de 2002 não foi apenas uma questão de arbitragens pouco consensuais e feitas "á casa".


O capitão e estrela da Coreia "3 pulmões" Park


Por ultimo temos a ex-Campeã Europeia Grécia. Com o seu jogo super-defensivo, continua a jogar ao nível do Europeu de Portugal 04. Treinada por Otto Rehhagel, será com certeza a mais matreira e preocupante equipa deste grupo. Na acredito que cometam os mesmos erros do Europeu de 2008, com péssimos resultados na fase de grupo.
Jogadores como Karagounis(o ex-Benfica e capitão da selecção), Charisteas(marcador do golo na final em Portugal), Gekas(avançado do Bayer Leverkusen) ou Kyrgyakos(central do Liverpool), possui jogadores que são referencias nos respectivos clubes, e nomes incontornáveis na selecção.
Uma selecção que pode muito bem repetir o feito de 2004.


Salpigidis, autor do golo que eliminou a Ucrânia

Luta a 3, com o previsível apuramento da Argentina(em primeiro)e discussão a dois pelo segundo lugar(Grécia e Nigéria). Mas, tal como tivemos na fase de qualificação, discussão à negra na ultima jornada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade!