quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gake no ue no Ponyo


Um triunfo da animação. Uma pérola contemporânea. Admire a!



Este título pode não dizer nada a muita gente, mas o nome Hayao Miyazaki necessariamente tem de criar luzes...

Consagrado realizador japonês, é autor de êxitos mundialmente reconhecidos tais como "A princesa Mononoke", "A Viagem de Chihiro" ou "Castelo Andante". Filmes de animação tidos como obrigatórios pelos especialistas na matéria.

Para não fugir à regra, este ano decidiu brindar nos com um dos melhores filmes animados de todos os tempos(!). São filmes como este que nos deixam com um "amargo de mente", pelo simples facto de ter estado nas mais importantes salas de cinema, e nos ter passado ao lado...

O filme tem como titulo inglês "Ponyo on the cliff by the Sea", e em português chegou nos com a tradução "Ponyo à beira mar". O filme é simplesmente belo...Recorrendo ao velho método imortalizado pela Disney (e nos ultimos anos pelos estúdios Ghibli, no Japão), da animação em duas dimensões, recorrendo à velha fórmula do desenho animado desenhado e com movimento devido ao conjunto de desenhos sobrepostos, torna este filme uma obra prima, e um must see!

A historia gira em torno de 3 personagens, um menino, que se aproximou do mar e recolheu um "goldfish". Este goldfish, depois de libertado de uma garrafa pelo menino(que a recolheu do mar) lambe uma ferida(a qual tinha surgido depois de o jovem ter quebrado a garrafa), e a partir daí começa verdadeiramente a magia de Miyazaki.

Porque afinal o golfish tem poderes mágicos. Este "peixe", que volta ao mar porque o pai a foi resgatar do menino, foge deste, transformando se numa menina. Com esta tomada de decisão da menina, surge uma verdadeira inundação por toda a cidade(que acaba por ficar submersa) recordando o tempo devonico, em que as aguas povoavam a superfície do nosso planeta.

O fim do filme traz a surpresa e o arrepio...A menina só se transformará em menina se o menino gostar dela pelo que ela é, um golfish sem poderes mágicos, caso contrário regressará ao mar sem qualquer poder...Adivinhe o que acontece....O amor é verdadeiro e o peixinho transforma se numa bela e muito querida rapariga!

Um triunfo da animação japonesa em tempos de animação digital e de reinado Pixar.
Nota final 4/5 num dos melhores filmes do ano.

Na opinião da equipa do blog, surge como o primeiro candidato sério a oscar de melhor filme de animação!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Guest List

Dezembro e Janeiro são meses marcados pelo mercado de Inverno...
Começam os saldos nas lojas, o futebol prepara retoques no plantel, mas este ano será diferente, quem está em condições de ganhar são os leitores!

Estamos em vias de contratar um novo associado para o blog. Até confirmação futura, o nome não será revelado, mas prometem se novidades para os próximos dias.

A pessoa em causa é uma "pessoa da noite", alguém que sabe onde é a festa, quem está na festa, e o que deve passar na festa para esta se considerar memorável.

Apesar de não ser conhecido como "morcego" tem fotos com dois...Conhece mais de música de dança que qualquer outra pessoa, e as suas relações na pista de dança convertem no numa autentica "lenda viva" da Disco Night.

Terá como objectivo, semanalmente(ou de duas em duas semanas, conforme a disponibilidade e a sua frequência de saídas à noite) dar informações sobre musicas do momento, dj´s em voga, boas batidas, e bons locais onde se deve rumar para os ouvir.

Mais pormenores nos próximos dias, desejem nos sorte para esta contratação...

A nossa maior contratação, ou o nosso primeiro falhanço? Novidades nos próximos dias...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Run ! bitch run!

O pedaço merdoso da semana




Ou não fosse eu um grande fã de cinema, com certeza não teria aguentado este filme até ao fim...
Mal realizado, mal escrito, mal produzido, mal encenado, onde as pessoas tinham a cabeça quando estavam a fazer este "filme"?

A historia é "chapa 5", duas freiras estão a vender bíblias por locais mal frequentados, e obviamente que tentam vender no local, errado...Um tipo acaba de matar uma "funcionária", elas assistem e são feitas prisioneiras. O pior está para vir...Começa aí uma sessão de violações, com a perda de virgindade por parte de uma delas(que continua viva), a outra perda apenas a inocência, já que chega a morrer depois de lamber os pés a uma prostituta da casa(extremamente feia e com um aspecto tremendamente sujo...).

O chefe não estava em casa, já que se tinha ido livrar do corpo da tipa morta quando as raparigas tinham entrado(levando o seu colega, um tipo gago(incrível, nem nos piores filmes de série Z alguém se lembraria de meter um gago ao barulho...).

Depois de chegar a casa, pega na raparia que está viva, na prostituta suja e no gago e vão para o mato, e é aí que as coisas acontecem. Ele viola a tipa, o gago fica encarregue de a matar mas não mata. Com a tipa viva, despida e com uns brutais atributos físicos(é aí que percebemos o porquê de estar associada a Deus, de acordo com as belas formas que vai exibindo), vai para um hospital, é tratada e inicia uma vingança, "payback is a bitch" é a tag line do filme...

Quando o filme acabou senti que:

-fiquei mais burro
-perdi cultura geral
-esqueci me quem era
-tive uma quebra de tensão

A maior merda da historia desde que se começaram a fazer filmes. Acreditem nisto, inicialmente pensei que estava a ver um filme erótico, mas quando no fim, ela o mata com 5 facadas no cu percebi que não...

Nota final para o pior filme de todos os tempos 0/5

Avatar

O rei do box-office está de volta...E desta vez obriga a acessório...




Que têm em comum o filme True Lies[a verdade da mentira], exterminador implacável(1 e 2), Titanic, Aliens ou Avatar?

Para os nossos leitores mais atentos ao campo do cinema, esta pergunta é de caras, para os outros, concerteza também será...A resposta é simples "James Cameron".

O realizador canadiano, universalmente conhecido no mundo, parece ter um efeito "blockbuster"...

Tudo começou no ano de 1997, com a historia de amor(!?) entre um pobre e uma rica, num barco que viria a afundar...Apenas isto...Milhões gastos a recriar cenários idilicos, cenas inesqueciveis(quem nao associa a ida à popa do barco, quando Di Caprio abraça Kate Winslet?), lágrimas no canto do olho, lágrimas a escorrerem pelas bochechas, lágrimas para dar e vender, lágrimas,lágrimas e lágrimas....

E é incrível como um filme em que impera a lei da lágrima pode ter tanto sucesso...É simplesmente o mais visto do ano, vence 11 oscars, mantêm se em sala e converte se no filme mais visto de sempre!!! Milagres acontecessem, e James Cameron viveu isso....

12 anos passaram desde o mega êxito que foi Titanic, mas a historia parece repetir se...

Pegando numa historia de amor mais que usada(é impossível NÃO associar esta historia à de Pocahontas), em que uma vez mais temos duas faces opostas em confronto(o bem, personificado na forma do povo do Planeta visitado e o mal, personificado na forma do povo visitante), sem esquecer, obviamente, a frouxa historia de amor entre um elemento de cada uma das facções. Amor impossivel novamente? Onde já vimos nós isto...

O que falha nesta forma? Aparentemente nada, ou não fossem os "maus" os bons e velhos soldados americanos, que levam sempre problemas para onde quer que vão...Não estará esta fórmula mais que gasta? O sucesso de bilheteira vem provar que estou enganado. Salas esgotadas ao fim da segunda semana, mais dois euros a acrescentar ao preço do bilhete(por ser em 3D, somos obrigados a comprar os óculos), e Cameron a facturar milhões...


Avatar são criaturas, feitas á imagem e semelhança do povo local, com a simples diferença de serem controlados por americanos("pacíficos") que os controlam por forma a conseguirem entrar no clã, e espalhar a mensagem de que estes se têm de mudar...

A sociedade definiu 4 tipos de realizadores:

os que, por qualquer coisa que façam levam pessoas ao cinema;

os que, em tempos foram reis mas que se tornaram apostas perdidas;
os que, em tempos foram pequenos, e que se vão tornado reis;

os que, independentemente do que façam, ninguém vê o seu trabalho.


Nitidamente, James Cameron está inserido no primeiro grupo. No fim do filme apeteceu me dar como titulo a um artigo "O maior fiasco desde Titanic".


Nota final 1/5, onde se salva apenas o 3D, que dá uma ajuda ao filme para não ser uma autêntica facada nas(nossas) costas...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Liga dos campeões - sorteio


Stuttgart v Barcelona

Olympiacos v Bordeaux

Inter v Chelsea

Bayern v Fiorentina

CSKA Moscow v Sevilla

Lyon v Real Madrid

Porto v Arsenal

Milan v Manchester United


Este é o sorteio dos oitavos de final para a edição 09-10. É um sorteio assustador...

Ainda assim, quem irá assistir a um CSKA Moscovo-Sevilha? Apenas os adeptos das respectivas equipas..e uma delas estará nos quartos de final de forma certa! Estreia nos quartos de final teremos nós esta época com toda a certeza! Ainda assim vantagem para o Sevilha, que dominou o seu grupo do principio ao fim, apesar dos sempre perigosos russos, que podem ser muito perigosos a jogar em casa no estádio Luzhniki(e fora, veja se o 3-3 contra o United, tendo estado a vencer 1-3).

Voltou a jogar bom futebol...Depois do acidente de percurso em Portugal, Luís Fabiano tem convencido. Golos e mais golos em duas épocas com Kanoute como parceiro de ataque

Teremos regressos, quem não irá ver o jogo do Chelsea contra o Inter? sinceramente, só o facto de Mourinho pisar novamente aquele relvado deixa me arrepiado...Quanto ao resultado final, espero que não aconteça o que aconteceu ao Inter o ano passado, com a clara humilhação em Old Trafford. Veremos, apesar de o Chelsea partir com algum favoritismo.

Regresso de Special One ao local onde virou Deus

Outro regresso curioso será o de Becks, David Beckham. O Spice Boy, marido de Victoria[Beckham] regressará a Old Trafford, onde saiu depois de desentendimentos(que são públicos) com Sir Alex Ferguson. Favoritismo repartido, com vantagem para o United(mas atenção ao Milan...o jogo contra o Real foi um aviso claro do que esta equipa pode fazer em grandes palcos).

O bom filho à casa torna

Para o actual campeão europeu também não se esperam grandes surpresas, com o ex-campeão alemão e actual sufocado pela classificação Estugarda como adversário espera se uma passagem tranquila.

Repetição de um feito? Passagem à ronda seguinte é mais que certa...

Devo confessar que me encontro muito curioso em relação ao jogo do Lyon contra o Real Madrid, não dando como favorito nenhum dos dois. Um tem milhões, outro tem muito talento. Um colectivo muito forte, bons jogadores e um treinador que não reúne consenso(Claude Puel, o "culpado" pelo terminar de reinado do Hexacampeão Francês) onde se destaca Pjanic, Kallstrom, Lisandro ou Cris. Duelo equilibrado de duas equipas que convenceram na fase de grupos. Nota particular a Benzema, que foi Rei com coroa em Lyon, mas como diz o ditado "rei morto, rei posto", e neste momento reina Lisandro!

Muitos regressos nestes Oitavos. Menos mediático que o de Becks, Benzema no dia da apresentação aos adeptos do Real...

Em relação ao Bayern, e apesar da brilhante campanha da Fiorentina(que consegui 5 vitórias e uma derrota) sinto que será uma eliminatória sem historia. Depois do brilhante jogo que o Bayern realizou contra a Juventus(1-4 no Stadio Olímpico de Torino) sinto que Spalleti não terá qualquer hipótese. Um velha raposa do futebol mundial, Van Gaal é homem de actos, feitos e realizações. Depois do campeonato holandês com o AZ e o campeonato espanhol com a equipa mais holandesa da liga espanhola - Barcelona, este senhor percebe de futebol. Ferrar percebeu o da pior maneira...

"I am the legend"...Jogo épico do Bayern contra a Juventus colocando os pontos nos ii e o Bayern nos oitavos

Em relação ao Porto, uma repetição. Depois da fase de grupos o ano passado, com uma vitória para cada lado e do Porto como primeiro classificado desse grupo, a historia repete se. Mas acredito que esta repetição é relativa...Passo a explicar: é um facto que estes dois velhos conhecidos se encontraram o ano passado, mas na primeira volta(quando as contas ainda estavam por definir) o arsenal goleou o Porto no Emirates(4 golos sem resposta), e como definição do primeiro de grupo, Arsenal numa clara poupança de forças o Porto ganhou 2-0.Claro favorito Arsenal para passar aos quartos de final.


Não marcou o ano passado, mas deu a marcar por 3 vezes(o resultado foi de 4-0). Festejará novamente dessa forma? Suspeita se que isso aconteça...

Resta um jogo, que na minha opinião será o mais curioso de todos. Temos perante nós o campeão grego Olympiacos e o campeão francês Bordéus. Fase de grupos bastante distinta, com o Bordéus a ganhar 5 jogos em 6 e apenas um empate, convenceu, realizando jogos perfeitos tacticamente(aos quais Laurent Blanc será claro responsável) e muito bem jogados. Jogadores como Gourcuff, Plasil e Chamakh são as estrelas da companhia, os quais depois da estreia nos oitavos de final este ano, arrisco a afirmar que não ficarão por aqui...Olympiacos vem de uma fase de grupos muito complicada. Com adversários como o AZ(campeão holandês em titulo, que neste momento joga o pior futebol das ultimas 5 temporadas) o Standard Liege, e o Arsenal, foi por muitos considerado o grupo mais desnivelado da Champions deste ano, com uma clara surpresa garantida á partida. Essa surpresa foi o Olympiacos.

Falta Plasil...Campeão francês em titulo e sério candidato à surpresa(certeza?) nesta edição da champions


Em suma: Barcelona, Bordéus, Bayern e Arsenal não terão qualquer problema em se apurarem para a ronda seguinte.

Quanto a apostas com alguma segurança teremos a equipa do Sevilha.

Incógnitas absolutas verificam se nos encontros entre o Chelsea-Inter, Lyon-Real Madrid e Milan-Man. United(apesar de uma das equipas em causa partir com uma muito muito muito ligeira vantagem em relação ao outro).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O grilo falante

O filme Pinoquio não é só um dos maiores clássicos Disney de animação a duas dimensões. É, por e simplesmente, o mais tocante e assustador de todos eles.
Toda a gente conhece a historia, um carpinteiro que não tem família dedica se à construção de "bonecos de pau", as vulgares marionetas. Certo dia uma fada, observando a solidão do velho(Gepeto) decide dar vida a uma dessas marionetas(Pinoquio), atribuindo-lhe uma consciência, personificada na forma de uma pequeno grilo que fala - o grilo falante.
Ao longo do filme vão acontecendo várias peripécias, como sejam a fuga de Pinoquio(faltando à escola), o estar com meninos maus que se vão transformar em burros, ou o episódio memorável da "dona Monstra", a baleia preta.
Esse é o episódio fulcral ao longo de toda a historia do filme. O arrependimento de Pinoquio, o "voltar à vida" de Gepeto, a transformação de Pinoquio num "menino de verdade" e o coroar do trabalho de grilo com uma medalha é o ponto final nesta maravilhosa historia Disney.

Mas este historia é muito mais que simplesmente uma historia. E digo isto devido ao desempenho de uma personagem demonstra ser, na minha opinião, a mais importante e fulcral de toda a acção.
Sempre que o boneco não a ouvia iria lamentavelmente agir de forma errada.


Pois bem, é exactamente por causa disso que vos escrevo hoje. A personagem do grilo falante não se encontra assim tão distante da realidade actual. Mas obviamente que permanece escondida no interior de cada um de nós. É algo nosso, que cada um tem. O sentido de responsabilidade, o critério de decisão se algo está certo ou errado, se devemos ou não seguir determinado caminho...

Contudo, existem sempre pessoas em que esse grilo falante fala pouco. Opina pouco. É omisso...E é essa atitude que leva a que a pessoa passe de "menino de verdade" para "boneco de pau", isto é, uma espécie de regressão na historia da Disney.

É nessas alturas que se vê quem são os verdadeiros amigos, isto é, quem pode passar de vulgar pessoa a consciência de outra. Emprestando a sua "consciência", fornecem se juízos de valor(por vezes certos, por vezes errados) que têm por objectivo ajudar a formar uma melhor/pior opinião sobre o acontecimento, fornecendo argumentos para que a pessoa possa decidir.

Nem sempre as coisas que se ouvem deste "Jiminy Cricket"[grilo falante no original] são agradáveis. Mas se o fossem sempre não deixariam de ser consideradas válidas? Para que queremos ouvir que temos razão? Para isso não precisamos de ninguém, basta ficarmos sozinhos.
Mas vivemos em sociedade. Uma sociedade sem escrúpulos, em que o mais fraco invariavelmente sairá magoado...

Aos meus grilos falantes devo dizer OBRIGADO por existirem. Diariamente dou graças a Deus por ter por perto pessoas tão fantásticas como tenho. Sei que as pessoas de quem falo se irão sentir identificadas por este texto. Uma vezes sou eu o grilo, muitas vezes são eles...

O grilo falante é uma ajuda, e quantas mais tivermos, com certeza melhor e de forma mais correcta decidiremos!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Grupo B, Argentina e os outros...

Grupo B:

Argentina
Coreia do Sul
Nigéria
Grécia


Não é, de modo algum, o grupo da morte(outros há que são mais assustadores), mas um grupo com o ex campeão Europeu(Grécia), o país africano que conta com mais presenças em mundiais(Nigéria), a bi-campeã Olímpica e duas vezes campeã mundial(Argentina) e uma clássica dos tempos recentes com um "suspeito" 4ºlugar no mundial de 2002 numa edição por eles realizada(Coreia do Sul) será com certeza um grupo apertado.

Poderíamos pensar que nada têm em comum, mas mais enganados não poderíamos estar...

Em comum tiveram uma complicada classificação, excluindo a Coreia do Sul, todas as outras equipas sofreram(e muito!) para estarem no Mundial. A campioníssima Argentina teve de ir decidir à negra, no ultimo jogo contra o Uruguai, o lugar de classificação directa no mundial. A Grécia num playoff.A Nigéria, inacreditavelmente, precisou de terceiros para estar presente!!!
A selecção treinada pelo português Humberto Coelho[Tunísia] não foi além de uma derrota no ultimo jogo de classificação contra Moçambique e com isso veio a consequente eliminação e classificação da Nigéria.
A Grécia foi obrigado a ir discutir um playoff de classificação contra a Ucrânia(depois de um decepcionante segundo lugar num grupo onde a surpresa foi a selecção Suíça). Tranquila no jogo contra a Ucrânia, empatou a zero e venceu no segundo jogo por uma bola.
Coreia do Sul esteve bem mais livre de sobre saltos... Excluindo o grande derby das coreias(verdadeiramente assustador, jogado com uma anormal quantidade de polícia nas bancadas) em que venceu em casa e empatou fora, esteve sempre em primeiro na ronda de classificação. Foge portanto a este registo de deixar para a ultima o apuramento...


Mas estando presentes, a historia é outra. Só de imaginar, ficaríamos com dores de cabeça, jogadores como Messi(recentemente coroado Bola de Ouro pela publicação francesa France Football), Tevez, Sergio Aguero, Aimar, Cambiasso, Gago, Higuain, Demichelis, Zanetti, Burdisso,Veron, Battaglia, Milito(Gabriel e Diego), Insua, Mascherano, Samuel, Heinze, Coloccini, Di Maria, Banega, Maxi Rodriguez....é assustador pensar que estes jogadores ficariam em casa como nós, a assistir aos jogos...Mas não! estarão lá, e acredito eu, a impressionar.
Quem se esquece dos jogos de estreia de Maradona como treinador? recordam se do 2-0 no Stade de France? Vitoria memorável e, acredito, não será única no palmarés do polémico treinador.

Lionel Messi, simplesmente o melhor do mundo



Falando das super-águias, temos obrigatoriamente de falar de Shaibu Amodu(seu treinador).
Nigeriano, trouxe novamente a paixão de outros tempos a estes jogadores. Futebol caracterizado pela corrida e pouca "táctica", voltamos a ter a alegria que nos foi proporcionada nos jogos olímpicos de Atlanta 96, quando foram campeões. Jogadores como Yobo(o central do Everton, com uma qualidade muito acima da média) ou Taiwo(central do Marselha) são a base defensiva desta selecção, que nitidamente tem no ataque o seu forte(Yakubu, Odemwingie, Martins e o veteranissimo Kanu). Atenção a esta equipa, que pode ser a surpresa do grupo(e quem sabe, a selecção Africana do torneio).
Como se costuma dizer, quem sofre uma vez, sofre duas ou três, mas a Nigéria já sofreu essas "duas ou três" vezes..Veremos se não teremos a surpresa de um France98 com uma eliminação como tivemos com a equipa espanhola a sair pela porta pequena...


Yobo, o capitão da selecção

A selecção da Coreia será, na minha opinião, a mais fraca neste grupo. Tremendamente dependente do seu Ji-Sun "3 pulmões" Park, terá mais um mundial para mostrar o que mostrou em 2002 e durante anos no PSV(na altura treinado por Hiddink nas duas equipas), bom futebol, muito trabalho e elevado grau de empenho. Veremos como se portarão os seus colegas.
Jogadores como Lee,32, ex PSV e Tottenham, veterano jogador no seu ultimo mundial, joga actualmente na Arábia Saudita, Seol, 30, actualmente no Fulham, talvez o mais conhecido a seguir a Park. Atenção também a Lee Woon-Jae, o guarda redes que é a alma desta equipa.
A geração de 2002 vai desaparecer, e os jogadores terão aqui a sua ultima hipótese(na condição de bloco Hiddink) de mostrar que o mundial de 2002 não foi apenas uma questão de arbitragens pouco consensuais e feitas "á casa".


O capitão e estrela da Coreia "3 pulmões" Park


Por ultimo temos a ex-Campeã Europeia Grécia. Com o seu jogo super-defensivo, continua a jogar ao nível do Europeu de Portugal 04. Treinada por Otto Rehhagel, será com certeza a mais matreira e preocupante equipa deste grupo. Na acredito que cometam os mesmos erros do Europeu de 2008, com péssimos resultados na fase de grupo.
Jogadores como Karagounis(o ex-Benfica e capitão da selecção), Charisteas(marcador do golo na final em Portugal), Gekas(avançado do Bayer Leverkusen) ou Kyrgyakos(central do Liverpool), possui jogadores que são referencias nos respectivos clubes, e nomes incontornáveis na selecção.
Uma selecção que pode muito bem repetir o feito de 2004.


Salpigidis, autor do golo que eliminou a Ucrânia

Luta a 3, com o previsível apuramento da Argentina(em primeiro)e discussão a dois pelo segundo lugar(Grécia e Nigéria). Mas, tal como tivemos na fase de qualificação, discussão à negra na ultima jornada!

Mundial no Escapingthegrave


Como um dos principais interesses dos criadores deste blog, teremos no Mundial de 2010 uma oportunidade de mostrar a vossas excelências os nossos conhecimentos.
Iremos proceder a todas as análises dos jogos, bem como apresentar todos os resultados dos jogos realizados, garantindo um acompanhamento a par e passo.

O Mundial de futebol representa um marco na historia dos Mundiais por ser a primeira vez que se realiza no Continente Africano, e para comemorar tal acontecimento iremos, semanalmente, realizar um concurso com um questionário de 7 perguntas o qual será premiado caso sejam respondidas ás 7 perguntas de forma correcta(prémios serão divulgados na altura)!

Teremos também convidados duas vezes por semana para nos ajudar na análise de alguns jogos difíceis.

Mundial de 2010, aqui vamos nós!

Mundial 2010

Sorteio da fase de grupos de do Mundial 2010 na Cidade do Cabo já se realizou.
Grupo A

África do Sul
México
Uruguai
França

De observar que a França não foi cabeça de série deste grupo, mas mais parece que sim.
A selecção sul-africana, por ser anfitriã do Mundial no seu país, é cabeça de série deste grupo. Tal não quer dizer que possua uma equipa a esse nível, ora vejamos...
Passando à frente o guarda-redes (desconhecido, mas certamente elástico) deparamo-nos com um bom defesa-central, Mokoena. Descoberto, em tempos, pelo Ajax da Holanda, foi contratado pelo Portsmouth ao Blackburn com quem expirou contrato ao fim de 4 anos. Central forte, marca golos na selecção (51 jogos, 11 golos), perigoso nas bolas paradas.
No meio campo, destaca-se Pienaar, médio que prometeu bastante quando iniciava a sua carreira no Ajax, hoje joga pelo Everton, dotado de uma técnica razoável, é o jogador que faz a diferença nesta selecção. Mccarthy, ex-jogador do Porto, não sabemos se constará nas escolhas do seleccionador o que enfraquece este ataque...

México
Esta selecção marca presença em todos os mundiais, garante a presença contra adversários de qualidade muito baixa da América Central, tais como Honduras, Cuba, Panamá, Guatemala, e outras da América do Norte, Canadá, EUA,etc... Por isso não é de admirar que se qualifique para todos os mundiais... Esta selecção conta apenas com uma Taça das Confederações em 1999, ganha ao Brasil.
Rafael Marquéz, defesa central do Barcelona, é o destaque, sendo que Carlos Vela é um avançado em ascensão no Arsenal de Londres.

Uruguai
Esta selecção deverá passar à fase seguinte junto com a selecção francesa. A defesa é conhecida nas laterais, pelos portugueses, Maxi Pereira, Fucile e Alvaro Pereira. Diego Lugano é um central experiente que joga no Fenerbahçe da Túrquia. Martin Cáceres, outro defesa central, joga pela Juventus de Turim.
O ataque é surpreendente, com Fórlan e Suárez na frente, é só ter jogadores que façam chegar-lhes a bola. Cristian Rodriguez, do Porto, poderá ser um deles.

França
Esta selecção dispensa apresentações, apesar da mãozinha de Thierry Henry. Na defesa poderão ter jogadores como Gallas (o golo foi dele que garantiu a presença no mundial), Mexés, Evra, Sagna. No meio campo, jogadores talentosos como Ribery, Gourcuff e Malouda. No ataque, Henry e Benzema. Resta saber se esta selecção "funciona" com os jogadores de gabarito que possui, dúvidas que ficaram na classificação para o Mundial...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Natal

É Natal!!!!!! É mesmo, raio do menino Jesus que tinha que receber prendas nesse dia, segundo conta a história... Alguns portugueses devem pensar assim, e não só. A crise económica é mundial, e se já havia uma crise nacional, juntemos-lhe crise nacional-mundial e não há cinto que aguente esta recessão... pelo menos assim tudo leva a crer.
Desemprego? O desemprego é de licenceados que não obtém emprego respectivo à sua licenciatura. Mas falta emprego?
Para vos responder à questão, fui pesquisar num site de emprego online e o que descobri?
Multinacionais dão emprego a quem dispõe de nada para fazer... tal como? "Operador de Embrulhos". O operador de embrulhos é o indivíduo operante que maquina a arte de envolver papel de cor, padrão ou desenho ao critério do cliente em volta do objecto que se pretende causar surpresa como ao menino Jesus.
Portanto, eu farei parte da fantasia de várias famílias que não detêm a arte de embrulhar (ou que os aborrece, ou o tempo deles é dinheiro), serei o obreiro de tais "surpresas" que em tempos os Reis Magos também fizeram.
Pior que uma cadeira deveras desinteressante, é a pessoa que (supostamente) a ensina. A professora tem o nome de Leonor Amaral. Fisionomia: redonda de 1.60m.
É com esta professora que me encontro na sala a "aprender" nada. Sabem o que torna irritante a cadeira? Simplesmente a vontade nenhuma de rir nesta cadeira, mas a persistência da professora em tentar transmitir o bom sentido de humor de que (não) dispõe. Mais! Observo-lhe no rosto uma postura pensada para a demonstração de tal humor... pior que não saber fazer humor é a postura com que se apresenta. Que postura? Passo a descrever... ora bem, de faces inexpressivas esta mulher tem o tique de meter a caneta na boca enquanto faz uma piada...a voz é baixa, rápida e pertinaz, supostamente malandra mas não convence. Agora imaginem a postura "redonda" de tal pessoa a seguir a fazer uma piada desanimadora, e o sentimento da vossa impotência para travar mais uma e mais uma...
Como ao meu colega de blog, usaria a sua imagem.

DPA ou como tirar cera dos ouvidos sem usar os dedos?

Devem estar a questionar se que raio de nome para postagem é este...
Repondo vos num instante!

Tenho umas disciplina que se chama DPA(dinâmica de processos ambientais) que interessa tanto ao menino Jesus como a qualidade das palhas em que estava deitado quando nasceu...

Não interessa a rigorosamente ninguém, apenas a quem está empregado por causa dela[da cadeira], por isso sugiro uma alteração à mesma, isto é, porque não se aprende nada de útil nesta cadeira?
Talvez se me ensinassem a limpar os ouvidos sem usar os dedos me sentiria mais realizado...


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A tartaruga e o escorpião...

Existe um velho ditado americano (julgo eu) que diz: "Shoot the messenger, but don't shoot the message." - ora aí está, o meu vizinho, de nome Paulo, foi em tempos uma companhia de café. Nunca tinha intitulado tal companhia desta maneira, mas na verdade, um ou outro tocava na campainha do vizinho e lá nos encontrávamos a seguir num café, a fumar um cigarro e... a beber um café.
O café, esse, algumas vezes apenas um de nós pedia, outras vezes pedia e pagava pelos dois (eu, na maioria) e outras houve em que raramente nos entregávamos ao pagamento individual.
E, claro, fumávamos depois das nossas saquetas, o tabaco de enrolar. E o que escolhiamos para tema de conversa de "entretém"? Enquanto não chegávamos a partilhar algo que tivesse marcado em dias antes (como seja, uma discussão com familiar, amigos, e outros), o que marcava constantemente o Paulo em discursar era sobre "Motas". Eu não sou um perito em avaliar esses conhecimentos, mas a maneira como ele me falava de Motas, sempre me levou a crer que percebia realmente daquilo (que gostava não tinha dúvidas), se bem que em geral, achava-se conhecedor de todas as matérias, um eclético, o que rapidamente ficou a descoberto quando discursava sobre matérias que eu também conheço, sem pompa e cirscuntância.
Outras vezes havia em que o tema de conversa poderia "fugir" para a mulher dele. Esta mulher, de quem não era casado mas vivia junto muitos anos, é brasileira, sem visto em Portugal há 10 ou mais anos, não trabalha e está sempre em casa a jogar jogos deprimentes pela net (como seja o Second Life). O Paulo era o cogumelo-companhia daquela mulher, isto é, ela não saía do mesmo sítio e começou a sentir-se "rejeitada". Poderia prolongar mais sobre esta pessoa e as várias situações hilariantes, mas vou já terminar com o que me importa que conste aqui.
Uma ocasião houve em que este meu vizinho, com quem a companhia de café agora já nem se presta faz tempo, uma vez me contou uma história que o avô lhe contou. A história era a seguinte:

"Uma tartaruga e um escorpião nunca se davam, a tartaruga porque estava no rio, o escorpião porque estava em terra. Um dia, o escorpião quis atravessar para o outro lado do rio e viu a tartaruga e perguntou:
- Olá tartaruga, levas-me ao outro lado do rio?
- Olá. Não, não levo, escorpião. - disse a tartaruga.
- Então porquê? - perguntou o escorpião, deveras admirado.
- Olha, porque me ias picar e morreria do teu veneno, ora essa. - redarguiu a tartaruga mas logo ripostou a o escorpião...
- Não, não! Sabes porquê? Porque se eu te picasse morreriamos os dois afogados e eu não seria tão estúpido a esse ponto, não achas? Só quero atravessar para outra margem...
A tartaruga pensou, e disse assim:
- É verdade, escorpião, se me picasses morriamos os dois, e eu não acredito que tu queiras morrer afogado. Anda, salta para a minha carapaça e eu levo-te até à outra margem!
E assim foi... o escorpião enrolou a cauda com o espigão em sinal de paz e elegantemente pousou na carapaça. Contente com a boleia, o escorpião ria-se e falava animadamente com a tartaruga, até que a meio da viagem, no meio de gargalhadas, o escorpião solta o espigão, espeta na carapaça da tartaruga e injecta o veneno fatal...
E a tartaruga disse admirada:
- Então, escorpião, julgava-te de confiança, agora vamos morrer os dois...
O escorpião encolheu-se e disse antes de morrer afogado:
- Tens razão, desculpa. Mas sabes, vai contra a minha natureza e quanto a isso não posso fazer nada...

É uma bela história, uma bela fábula, não fosse tão real nos dias de hoje. Algumas vezes o escorpião, outras vezes a tartaruga, estes dois personagens vivem os dias deles ainda hoje...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O costume....

Quem não fica chateado quando não se concorda com ele?
Digam-me, quem? Conhecem alguém? Se sim, por favor têm de me dar o número de telefone ou email,porque preciso urgentemente de encontrar uma pessoa dessas...

Como o velho ditado enuncia "a melhor defesa é o ataque", mas quando o ataque não passam de argumentos válidos para a discussão, a que tipo de ataque se está a recorrer?
A uma ataque de argumentos, pois claro....Argumentos azedos, duros de ler/ouvir, mas não deixam de ser argumentos...

Mas então, e em relação ao que se diz/profere? Bom, também para isso existe um velho ditado popular "zangam se as comadres, descobrem se as verdades"...

Mas também é verdade que "num país onde falta pão, todos ralham e ninguém tem razão"...


Tantos ditados e para tantas ocasiões diferentes, é escolher, literalmente "à vontade do freguês". A grande mágoa está em escolher qual, e saber quem, afinal de contas, é o freguês e quem nao o é.

Numa discussão toda a gente erra e ninguém ganha, mas também é conhecida a célebre frase "é no confronto de ideias que se liberta o espírito", mas que espírito, e em que circunstância???

Tanto contraditório, tanto podre falado, quem se impõe com a mentira não merece mais que do que ouvir mais mentira...

Confere, à data da publicação [26 de Novembro] ouve discussão com molho entre os titulares do blog.
Pedidos de desculpas? Nunca existem. Ataques pessoais? Ocorrem sempre.
Quem é o culpado e quem tem razão? Sinceramente isso nunca interessa, mas factos são factos e quem perde somos nós, os dois, tempo útil e tempo inútil...

Também hoje, ouve discussão entre uma pessoa que me é muito especial(outra que não o citado) e eu. A dada altura sou confrontado com uma frase que me deixou a pensar "nunca pedes desculpas". Depois de muito pensar, e com grande mágoa minha, descobri que tal é verdadeiro.

Aos dois lamento, e esperando ter sido o ultimo(devido a erros da minha parte que se espera, nao voltem a suceder)pedido de desculpas, aqui ficam.

Beijo a uma, abraço a outra, porque no fim, quem perde mais sou sempre eu...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Um vintêm é um vintêm e um cretino é um cretino"

Coloco esta frase entre aspas porque é uma citação...
Uma citação e curiosamente a primeira vez que a ouvi foi mesmo no flash interview do jogo Nacional-Benfica...
O Benfica ganhou, mas mais que isso, o Benfica envergonhou o Nacional. A parte é que os dois treinadores não se suportam desde sempre...
Provocações antes do jogo, provocações durante o jogo, e provocações depois do jogo deram na estocada final de Manuel Machado, senhor de bigode autoritário, que disparou sobre Jorge Jesus tal como os Americanos fizeram sobre os vietnamitas na guerra do Vietname...

Passaram por clubes um do outro, comparados muitas vezes um ao outro, são o espelho do futebol português da ultima década...Birras, amuos, comentários menos próprios, cortes de ligações, é a isto que a classe dirigente nos tem habituado, mas como bons portugueses que somos, vamos na onda.

Vamos aproveitando, afinal de contas, quem não amou tal tirada? Eu não fui de certeza!

Fifa 08

É um facto, é um jogo antigo mas também é um facto que é só o melhor jogo da saga FIFA de toda a série(talvez comparável ao grande e eterno fifa road to world cup 98).

O que mexe comigo são as caras. Um jogo para ser bom tem de ser real, e para ser real os jogadores necessitam obrigatoriamente de ter caras.
Imaginem, estamos numa modesta equipa que por acaso, com compra e venda de jogadores, conseguiu chegar aos 40 mil euros. Bom, 40 mil euros pede um reforço de luxo....
Fazemos a pesquisa e encontramos um jogador genial "Kun Aguero"(sim sim, esse mesmo, o rapaz que casou com a filha do Maradona). Mas reparamos na cara de jogo do jogador e que acontece? Simplesmente uma vontade enorme de vomitar asneiras...Para mim, comprar um jogador sem cara é como comprar fruta podre, por e simplesmente não se compra, para isso tenho o pes, que vale pela jogabilidade...

Acrescentando ao facto de ter milhares e milhares de jogadores com face real(quem se lembraria de comprar o veteranissimo Tomas Helveg, ou o caduco Tore Andre Flo?) também tem estádios reais e a jogabilidade que só a saga FIFA consegue proporcionar...

Simplesmente divinal, talvez seja o objecto mais viciante criado pelo homem desde a criação e comercialização do vinho e tabaco...

Nota 4,5/5

domingo, 22 de novembro de 2009

Julie e Julia



Meryl Streep novamente em grande. A tela é pequena de mais para tanto talento...




Fui ver o filme sabendo a sinopse "uma rapariga a entrar nos 30 decide fazer, no espaço de um ano, todas as receitas de um livro de culinária". Bom, isto era o que eu pensava ser a sinopse, mas enganei me...
O filme é bem mais que isso. É um facto, esta é a ideia do filme, mas quem se haveria de lembrar de colocar a grandiosa, a gigantesca, e mágica, a imortal Meryl Streep no papel da autora do livro?

Pois bem, o filme tem duas acções temporais distintas, uma que retrata a vivência de Julia Child(fantasticamente interpretada por uma rainha contemporânea da sétima arte) aquando da sua estadia na França pós-segunda Guerra Mundial, na companhia do seu marido(um Stanley Tucci irreconhecível) e de Julie Powell (uma Amy Adams que cada vez mais deixa de ser uma revelação[Junebug, 2005 e Doubt, 2008 curiosamente na companhia de Streep] para passar a ser uma certeza), uma americana(tal como Julia), mas a viver em Queens, por cima de uma pizzaria, com um trabalho pouco estimulante, num cubículo igual a tantos outros no pós 11 de Setembro.

Julie, depois de toda a sua curta vida, ter percebido que nunca levava nada até ao fim decide, com o apoio do seu marido(Chris Messina, o actor de Sete Palmos de Terra que acaba por casar com Claire Fisher...) criar um blog onde relata toda a experiência de cozinhar os quinhentos e qualquer coisa pratos do livro de Julia....Mas sejamos sinceros, o filme é Julia Child...
De prestações de cortar à faca em Kramer contra Kramer ou no caçador, Meryl Streep está melhor que nunca. Tal como os vinhos, parece que fica melhor com a idade....

Qualquer risada, qualquer comentário, qualquer gesto, é seguido pelo publico como algo extraordinário, risos na plateia, risos nas laterais, risos risos e risos...
Meryl Streep é o motor de todo o filme, é alma, o corpo e tudo o resto.

Historia baseada em factos reais, nota 5/5 a Miss Meryl Streep, nota 2/5 para o filme.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Música Clássica

Recomendações de Música Clássica:

Maurice Ravel - Bolero
Puccini - Nessun Dorma
Prokofiev - Romeu e Julieta
Orff - Carmina Burana
Bizet - Carmer - Act 1 Prelude
Samuel Barber - Adagio for Strings (também banda sonora do filme de Oliver Stone "Platoon")
Wagner - Die Walkure
Tchaikovsky - Quebra-nozes e Lago dos cisnes
Strauss - Also Sprach Zarathusta, Op 30 - Opening (música de abertura de "2001; Odisseia no Espaço"
Chopin - Todos os Nocturnos
Erik Satie - as três Gymnopédies e as 6 Gnossienes
Liszt - Liebstraum e La campanella

Entre outros...

Jovens estrelas in and out

Falo de Mesut Ozil (21 anos), Steven Jovetic (20 anos) e Edin Dzeko (23 anos).

3 jogadores "desconhecidos" do grande público, ou desviados ainda das grandes atenções.
Por ainda não jogarem em grandes clubes e por serem ainda novos, a verdade é que estes jogadores são talentos.
Mesut Ozil é de origem turca. Resgatado ao Schalke 04 em 2007 (Agosto), joga habitualmente a extremo (avançado) esquerdo, mas poderá fazer a posição de anterior ao avançado (um 10 mais atacante). Destaca-se pela sua técnica e não tanto por fazer golos.
Convocado para os últimos jogos da selecção alemã e titular, é presença garantida no Mundial.

Steven Jovetic, jogador montenegrino da Fiorentina contratado ao Partizan em 2008, está fora do Mundial.

Edin Dzeko, ponta-de-lança bósnio contratado ao FK Teplice (clube checo) em 2007, joga no Wolfsburg. Afirmou publicamente ter recusado uma proposta de ingresso no Manchester United justificando ser admirador do AC Milan e que espera que o contrate já em Janeiro.
Está de fora do Mundial (afastado sabe-se por quem).