Conan O'Brien, o "cenoura" pálido e intempestivo apresentador de "Tonight Show", da NBC
22 de Janeiro, o último episódio de "The Tonight Show with Conan O'Brien".
Não percam, o falta apenas um dia para o último episódio da saga do momento nos Estados Unidos da América. Hoje e amanhã, passarão os dois últimos episódios do talk-show do "cenoura".
O homem do momento?! Senão, vejam bem... desde 1993 a 2009 que O'Brien apresentava "Late Night with Conan O'Brien". 16 anos de vida a uma audiência, o tempo de vida de um adolescente, uma ligação constante com o público durante 16 anos... os passos já eram conhecidos, uma rotina com a televisão, quem não sabia já as horas a que o palhaço ruivo estava a entrar pela "caixa de cores"?? Tão certo como saber as horas de almoço, lanche e jantar... uma carreira feita, uma vida para o público, quem não conhece a "dança dos fios", ou o seu humor espontâneo, cartoonesco, exuberante, petulante, até consigo mesmo ("don't you wanna see me naked! Oh, no, no, no!").
Desde então, no dia 1 de Junho de 2009, Jay Leno, o seu "vizinho" de horário nobre, também apresentador de um talk-show do mesmo estilo de comédia, mas com outro "figurante", outro humor, foi substituído por Conan O'Brien, alegando querer reformar-se. Saltava assim, Conan O'Brien do seu lugar natural "Late Night" para o "Tonight Show" (este originalmente de Jay Leno, desde 1992 a 2009 e que tinha início uma hora antes de O'Brien).
Tentou-se tapar o sol com uma peneira, mas era evidente que o grande público sentiria falta deste outro grande anfitrião.
Assim foi, no primeiro dia de Junho, em noite de estreia no "Tonight Show", Conan teve uma média de 9,2 milhões de espectadores, mas dados posteriores indicavam que o grande público estava a abandonar o sucessor com o passar dos dias (ou noites), e no dia 11, dados indicavam que esse número havia caído para 4,5 milhões. Jay Leno teve em média 7 milhões de espectadores na sua última semana no programa...
Segundo a agência de notícias Reuters, Larry Gerbrandt, da Media Valuation Partners, afirmou que "o importante não é uma semana, mas conservar a atenção da plateia temporada após temporada".
Muitos sentiram a rivalidade entre Los Angeles e New York aumentar. Uma tensão envolta deste cenário gigantesco. Conan O'Brien apresentava nos estúdios da NBC de LA. Jay Leno, apresentava nos estúdios da NBC de New York.
Ninguém esperava uma decisão anunciada pelos produtores da NBC de New York... Conan O'Brien é despedido. Isso mesmo, despedido.
No entanto, havia um contrato entre as partes. Discutida a sua rescisão, foi anunciado que Conan O'Brien sairia com uma conta choruda... 45$ milhões de dólares americanos...
Ora, as taxas médias do mercado ao vivo indicam que 1 dólar americano vale:
1 USD = 0.717108 EUR
Fazemos a conversão para euros e saberemos com quanto sai o "cenoura", nada mais nada menos que...
45,000,000.00 USD = 32,269,854.03 EUR
32 milhões de euros!!! Nem mesmo José Mourinho saíu tão afortunado com o seu despedimento do Chelsea FC pelas "mãos" de Roman Abramovich (multimilionário russo).
É uma passadeira milionária que Conan O'Brien atravessou, e nos últimos dias do programa, fez questão de humilhar, debandar, achincalhar, ou qualquer outro termo, os produtores do canal televisivo NBC ( NBC="Nothing But Crap" como ontem anunciou Adam Sandler, solidário, no programa e que saíu para o "ar", assim mesmo... sem cortes...).
Conan não faz questão de guardar o dinheiro "na carteira" e desamparar... ontem mesmo anunciou um número com o pretexto de, agora que tinha sido despedido, o melhor acaso seria mesmo, na semana de saída, em que produtores ainda são obrigados a pagar pelos seus números, escolher um passatempo sem nada de interessante, mas no entanto CARO... MUITO CARO... foi escolhido assim o passatempo "Bugatti Veyron", vestido de rato e a música de fundo "Satisfaction" - êxito mundial dos Rolling Stones... sobre que pretexto?! Apenas fazer com que a NBC abra os cordões à bolsa... pagar 1.5$ milhões de dólares pelo carro mais caro do mundo, plus direitos a pagar aos Rolling Stones, e direitos da internet a exibir livremente, vezes sem conta, a todos os cibernautas o acesso àquele passatempo. Uma autêntica gozação, atrevimento, petulância, e que continuou até dia 22 de Janeiro, contra a estação televisiva NBC.
Será que o regresso de Jay Leno, entretanto reformado, se terá devido por maus negócios na bolsa (em tempos de crise, e sendo Jay Leno um "gastador" assumido - é fanático por carros desporticos e possui uma vasta colecção)? Outros dirão que terão sido os seus afiliados locais de New York que terão pressionado Conan O'Brien a sair, e deixar o lugar de regresso vago a Jay Leno... seja como for, a saga viveu momentos de grande audiência, e Conan O'Brien, antes de sair, foi alvo de vários manifestos solidários.
Coco, como Tom Hanks apelidou Conan O'Brien, é um testemunho televisivo de 16 anos que se presta a sair também de Portugal, hoje e amanhã, na Sic Radical pelas 21h10.
Im with Coco... are you?!